quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Educação aos pedestres

Vejo absurdos no trânsito todos os dias. Na avenida Bento Gonçalves, por exemplo, uma pequena mureta separa o corredor de ônibus da pista dos carros. Seguidamente pessoas passam por cima da mureta, sendo que a avenida possui diversas sinaleiras e faixas de segurança, onde seria o local próprio para a travessia. No Centro da cidade, os pedestres simplesmente se jogam na frente dos carros em qualquer lugar para atravessar a rua.

Não são apenas os motoristas os responsáveis pelos problemas no trânsito na cidade. Num simples trajeto da minha casa até o trabalho percebo absurdos como esses diariamente cometidos por pessoas que caminham pelas ruas da cidade. São pedestres que, se eu pudesse, os multava e os guinchava, como se faz a um motorista infrator.

São indivíduos inconseqüentes que colocam em risco a sua vida e a de outras pessoas. Não têm respeito e amor pela própria vida e, muito menos, pela vida do próximo. Se colocam em situações de risco extremo.

Muitos acidentes são causados por pedestres que atravessar a rua fora de uma sinaleira apenas para não caminharem dez passos a mais. Outros atravessam embaixo ou ao lado de uma passarela, como se ela não existisse e não estivesse ali exclusivamente para contribuir com sua própria segurança.

Um motorista que freie de repente ou desvie bruscamente de um pedestre que se arrisca em local impróprio pode colidir com outros veículos, ferindo e até matando inocentes.

Respeito, civilidade e cautela no trânsito dependem fundamentalmente da educação. O trânsito é o reflexo da sociedade e dos valores que a população possui. Um trânsito esculhambado e caótico revela pessoas sem educação, perturbadas psicologicamente, sem paciência, sem equilíbrio emocional. Solução? Sim, sempre acredito em soluções desde que haja vontade e determinação.

Investimentos nas crianças, adolescentes e jovens ajudariam a formar o tanto o motorista, como o pedestre – que da mesma forma possui papel fundamental no trânsito. Campanhas eficientes de segurança e conscientização contribuiriam com a reciclagem dos atuais motoristas e pedestres. Investimentos em infra-estrutura é outro requisito para solucionar a questão. Preocupação com o dia de hoje e o de amanhã, preocupação com o pedestre e com o motorista.

Educação de qualidade para TODOS é a solução para quase TODOS os problemas que enfrentamos hoje na sociedade.

Nenhum comentário: